O FocoOFF 2025 vai rolar nos dias 26 e 27 de setembro. Criado por Roberta Pisco e Guido Nietmann, é um festival independente de fotografia e artes visuais focado em dar visibilidade aos olhares menos explorados, promovendo conexão entre artistas locais, moradores, visitantes e a cidade.
Durante esses dois dias, há exposições, projeções, conversas, ocupações culturais, encontros públicos que propõem experimentar imagem, lugar e narrativa. A ideia é concentrar esse fluxo artístico em um curto período para gerar impacto, trocas, e visibilidade intensa.
O diferencial é que FocoOFF vai incluir “Invisível Paraty” como parte de sua programação inicial, mas a grande sacada é que essa exposição segue aberta depois do festival, estendendo o diálogo visual além do tempo formal do evento. Assim, quem chegar depois de 27 de setembro ainda poderá ver “Invisível Paraty”.
FocoOFF reafirma seus valores de arte acessível, identidade local, diversidade de olhares e compromisso com tornar visível o invisível.