Esta fotografia é colorida, no formato retrato com a proporção semelhante a nove por dezesseis. É dia, com luz intensa e clara que ilumina toda a cena de forma uniforme. O sol está a pino, demonstrado pela ausência de sombras. O ambiente é externo, natural e tropical.
Um homem cobre um telhado à beira do mar.
A perspectiva do telhado é de quem o olha da lateral da construção. Ele é inclinado e está sobre uma construção mais baixa que as comuns. A parte mais alta está no lado esquerdo da imagem e a mais baixa está à direita com a frente voltada para o mar.
O homem está no centro da imagem, levemente à esquerda, sobre a estrutura da cobertura da construção. O pé esquerdo, que está do lado direito de quem vê, está apoiado na ripa que forma a borda mais baixa do telhado e o outro pé está apoiado sobre a madeira de amarração, disposta na horizontal como tronco base para a parede de frente da construção. Ele está de frente para nós, com o corpo dobrado na direção da cintura e as mãos estendidas ajustam feixes de sapê na cor bege. Tem a pele bronzeada, usa chapéu de palha bege, camiseta cinza clara de mangas curtas e calça comprida cinza mais escuro com a barra enrolada até a metade da canela.
Na extensão de uma lateral a outra do telhado, que segue para o fundo da imagem, tem um bambu cortado ao meio que fixa por baixo dele os feixes de sapê. A metade esquerda do telhado, está descoberto e deixa visível a estrutura com estreitas vigas por baixo e ripas por cima. Acima dessa estrutura tem um amontoado de sapé. A metade direita, está coberta. Atrás do homem o telhado ainda está sem sapê. 
Ao fundo, próximo à construção, está uma construção de pau a pique mais alta com telha verde, paredes amarelas e uma janela ou porta escura com vista para o mar. Próximo a essa construção está uma árvore com folhas verdes. Sobre a areia clara da praia, vemos uma embarcação branca com motor preto. À direita, destaca-se o mar em tons de verde azulado, com espumas brancas de ondas suaves. 
Ao fundo vemos uma encosta coberta por vegetação verde densa e no alto, um céu azul claro.
