Festival Foco OFF 2025 estreia com a força coletiva da exposição Invisível Paraty, no Memorial do Paço.

Na noite do dia 26 de setembro, o Memorial do Paço, no coração do Centro Histórico de Paraty, se encheu de vida, emoção e encontros. Mais de 400 pessoas participaram da abertura da exposição Invisível Paraty, que marcou o início oficial do Festival Foco OFF 2025.

O evento contou com a presença de autoridades locais, como o secretário de Cultura Cláudio Aquino, o vereador Lucas Cordeiro e os curadores do Memorial, Fernando Palla e Flavio Melo, além de nomes consagrados da fotografia brasileira, como Marcos Santilli, Luiz Morier e Ricardo Beliel.

Os curadores João Arierep, Brisa de Souza, Nuno Damas e Marcelo Oséas também estiveram presentes, assim como a maior parte dos artistas que compõem a mostra, evidenciando a potência coletiva que moveu o projeto.

As falas de abertura ressaltaram a relevância da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) para a realização de iniciativas culturais e destacaram a importância da parceria com o Memorial do Paço, espaço onde a arte, a cultura e a história resistem e permanecem vivas em Paraty. Houve ainda agradecimentos a todos os curadores e apoiadores, reafirmando a força coletiva que tornou o Festival possível.

Outro ponto enfatizado foi o sentido maior da exposição: dar visibilidade à potência criativa da força de trabalho que movimenta o turismo em Paraty — pessoas que habitam os bairros periféricos, muitas vezes invisíveis ao olhar turístico, e que agora ocupam o centro da cena com suas narrativas e olhares.

Na sequência, o público pôde circular pela exposição e brindar o encontro com um coquetel preparado pela chef Deborah Lorraine, que trouxe sabores locais para a noite. A recepção foi enriquecida com a Cachaça Paratiana, os licores da Dona Angelita e as cervejas artesanais da Cervejaria Caborê, reforçando o caráter coletivo e enraizado do festival.

A mensagem que ecoou ao longo da noite foi clara: a força da coletividade e o protagonismo dos artistas locais são o centro do Foco OFF. Cada fotografia exposta revela fragmentos de uma Paraty que foge ao olhar turístico — histórias ocultas, cenas inusitadas e narrativas que resistem e se reinventam.

“Sem o apoio da PNAB e de todos os parceiros, este encontro não seria possível. Hoje celebramos não apenas uma exposição, mas a potência da cultura viva que pulsa em Paraty”, destacaram Roberta Pisco e Guido Nietmann, organizadores do evento.

O público, diverso e vibrante, reuniu moradores, turistas, apoiadores e fotógrafos de diferentes trajetórias. O resultado foi uma noite marcada pelo afeto, pela troca e pela celebração da arte enquanto experiência coletiva.

Com a abertura da exposição Invisível Paraty, o Festival Foco OFF 2025 deu início a uma programação que amplia olhares, conexões e territórios, até o final de outubro.

Serviço:

  • O que: exposição “Invisível Paraty”.
  • Onde: Memorial do Paço. Rua Samuel Costa 299, Centro Histórico.
  • Quando: Segunda a sexta, de 9h às 17h, até 25/10.
  • Quanto: grátis.

Fotos oficiais do evento por Victor Floresta

Fotos de Ariana Prestes

Foto de Marcelo van der Westen

Foto de StahPunk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *