A imagem colorida em formato paisagem é uma fotomontagem que combina duas cenas distintas em uma única composição, ambas externas e diurnas e em ambientes naturais.
A cena em destaque está posicionada na diagonal, da esquerda inferior para a direita superior, e é parcialmente translúcida o que permite que a outra cena, que ocupa toda a foto, apareça integralmente. 
A cena diagonal está manipulada para tons de azul. Ela mostra dois homens com traços rústicos os quais cavam um tronco quase no formato de uma canoa. O tronco segue a diagonal da cena, com o casco voltado para cima.
O artesão à esquerda veste bermuda e bota plástica escuras, apoia a mão esquerda e o pé direito sobre o tronco. Os olhos fitam o tronco. A mão direita erguida segura um enxó no meio do movimento. O enxó é uma espécie de machado de cabo curto e curvo com uma chapa de aço cortante na ponta. 
O homem da direita veste camisa clara e calça escura. Ele apoia a mão esquerda sobre o tronco e está na mesma posição que o outro artesão. Atrás deles há vegetação e uma rocha. Ao redor, cavacos da escavação do tronco. 
A segunda cena que ocupa toda a imagem mantém as cores originais e mostra uma paisagem costeira: uma praia de areia clara, um barco de um pau só sobre a areia, pequenas rochas marrons e à direita, um muro de pedras com palmeiras baixas com folhas em verde vivo. Ao fundo, um barco pequeno com casco amarelo navega em águas tranquilas, que se sobrepõem visualmente aos cavacos da cena diagonal. Montanhas verdejantes estão mais ao fundo, sob um céu que se mistura à cena dos homens. Céu e mar mesclam aos tons azuis da cena na diagonal.
